GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Peter Tabichi, vencedor do Global Teacher Prize 2019, visita Grupo Abril para dar entrevista exclusiva à VEJA

09h54 8/07/2019

Na quinta-feira, 4/7, o vencedor do prêmio Professor Mundial da Fundação Varkey de 2019, Peter Tabichi, esteve no Grupo Abril para dar uma entrevista à jornalista Denise Chrispim, de VEJA. Além de ser frei franciscano, Peter ministra aula de Matemática e Ciências para jovens na Escola Secundária Diurna Mista Kericho, no Quênia, continente africano.

Organizado pela Fundação Varkey, em parceria com a Fundação Victor Civita, o Prêmio Professor Global foi realizado no mês de março deste ano, em Dubai. A premiação contou com dez finalistas de diferentes partes do mundo, sendo que uma delas era a brasileira Debora Garofalo. A vinda do vencedor ao Brasil faz parte de uma peregrinação para disseminar suas experiências ligadas à educação pelo mundo.

A estrutura da Vila Pwani, local onde fica a escola em que Peter leciona, já começou a mudar graças ao prêmio de 1 milhão de dólares em reconhecimento ao trabalho do frei. Investimento no plantio de árvores, no sistema de água portável e na democratização da internet são os principais destinos da quantia.

Para a jornalista, Peter revelou como estreitou o laço dos jovens com a educação, principalmente em uma região com recursos escassos, como no Quênia.  “Os estudantes vêm de famílias muito pobres e têm uma autoestima muito baixa. Meu trabalho é ensiná-las, da melhor forma possível, e dar a elas a oportunidade de brilharem, de valorizarem seus potenciais”, disse o professor, que ensina lei da gravidade por meio de um balanço no pátio da escola.

A trajetória inspiradora de Peter Tabichi pode ser conferida na matéria de Denise Chrispim, no site da VEJA.