GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Guia EXAME de Diversidade elege as empresas que são referências em inclusão no mercado de trabalho

09h44 4/04/2019

Na última quarta-feira, 27/3, representantes de empresas se encontraram no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, para o Fórum EXAME Diversidade. O evento foi idealizado por EXAME, em parceria com o Instituto Ethos, que ajuda empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável. “O objetivo é fortalecer a agenda da diversidade e da inclusão social no meio empresarial”, diz Caio Magri, presidente do Ethos.

Durante o Fórum, diretores das empresas Carrefour, Cargill, Accenture e Grupo Boticário, que são reconhecidas em seus respectivos setores, discutiram como os negócios podem contribuir para a valorização da diversidade, impactando positivamente a sociedade e as próprias companhias.

Para a pernambucana Karina Chaves, gerente de diversidade e inclusão do Carrefour, esse tema é um exercício diário dentro da empresa. “Como uma empresa de varejo, temos o desafio de lidar com a diversidade e a inclusão todos os dias. O varejo é um recorte da sociedade brasileira, temos todos os perfis representados na nossa companhia e lidamos com milhões de consumidores”, explica.

Já na Cargill, uma das maiores marcas do mercado alimentício, os 10 mil funcionários contam com ações especificas voltadas à inclusão e diversidade nas suas operações no Brasil. Em 2016, a empresa formou um comitê de igualdade, com iniciativas transversais que reúnem funcionários interessados no assunto.

Segundo a diretora de RH da consultoria Accenture, Beatriz Sairafi, para tornar o quadro de funcionários mais plural, todos os funcionários precisam abraçar a causa. “A promoção de valores de inclusão não acontece sem ‘patrocínio da liderança’”, reflete Beatriz. No Grupo Boticário, os líderes também são vistos como agentes importantes nesse processo. Além de um valor, diversidade é uma das seis competências pelas quais os gestores são avaliados na companhia.

 

Guia EXAME de Diversidade

A primeira edição do Guia EXAME de Diversidade já está disponível nas bancas, no aplicativo e no site de EXAME. A publicação traz 36 empresas em 13 setores da economia, que se destacam com ações específicas destinadas à diversidade no seu quadro de funcionários. As organizações presentes no Guia foram reconhecidas pelas melhores práticas em inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+.

Para elaborar a lista das melhores empresas por setor e por pilar, foi criada uma metodologia própria com base na adaptação de uma série de guias temáticos, desenvolvidos pelo Ethos e seus parceiros: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Movimento Mulher 360 e Rede Empresarial de Inclusão.

Na categoria “Empresa do Ano”, o banco Santander foi o vencedor. Há dois anos, a organização – que tem sede na Espanha – lançou uma série de políticas de diversidade voltada para os funcionários. Uma delas é o incentivo à promoção de profissionais negros e mulheres, que já representam 150 dos executivos da empresa.

Confira abaixo as vencedoras de cada setor.

 

Melhores empresas por setor

Agronegócio: Cargill

Autoindústria: General Motors

Bens de Consumo: Grupo Boticário

Bens de Capital: John Deere

Construção Civil: Techint

Consultoria: Accenture

Eletrônicos: Schneider Electric

Instituições Financeiras: Santander

Químico e Petroquímico: Shell

Serviços: Atento

Siderurgia: Novelis

Tecnologia: SAP

Varejo: Carrefour

Pequena e média empresa: Trench Rossi e Watanabe

 

Destaques por categoria

Gênero: Avon

LGBTI+: SAP

Étnico-racial: White Martins

Pessoa com deficiência: Natura