GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Fórum CLAUDIA #EuTenhoDireito reúne 30 CEOs para debater direito das mulheres e diversidade no mercado de trabalho

09h43 21/03/2019

“Há cinco anos, não teríamos 25 CEOs mulheres. E isso dá orgulho”. Com essa frase, Guta Nascimento, diretora de CLAUDIA, iniciou a 2ª edição do Fórum CLAUDIA #EuTenhoDireito e ressaltou a importância de ser possível reunir mais de duas dezenas de mulheres presidentes de empresa no evento. Além de contarem suas experiências profissionais, as CEOs também tiveram espaço para compartilhar suas trajetórias pessoais: “Uma coisa é falar da empresa, outra é falar de si mesma, de seus conflitos e dilemas. E isso é uma das coisas que esse evento tem de especial e diferente ”, completa Guta.

Depois do sucesso da primeira edição, o evento, que aconteceu nesta quarta-feira, 20/3, no WTC, em São Paulo, estava com a plateia lotada para assistir às 30 CEOs convidadas. O intuito da inciativa era destacar o direito das mulheres terem a carreira que almejam e de enfrentarem, nessa trajetória, os mesmos entraves que os homens.

Em conversas mediadas por formadoras de opinião relevantes no mundo corporativo, os painéis contaram com debates que enalteciam o protagonismo feminino em alguns dos maiores negócios do Brasil e do mundo. As dificuldades presentes na sociedade por conta da estrutura patriarcal e a responsabilidade de buscar mudanças para transformar essa realidade também foram discutidas nas mesas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam 38% dos cargos gerenciais no Brasil. Na presidência, esse número cai para 18%, conforme a pesquisa Panorama Mulher 2018, realizada pelo Insper e a consultoria Talenses. No caso de negras, as dificuldades são ainda mais desafiadoras. Ainda que estudos como o apresentado recentemente pela consultoria McKinsey revelem que empresas que investem em diversidade étnica têm 35% mais chances de alcançar um resultado financeiro superior ao dos concorrentes, sobram ofertas em cargos operacionais, mas faltam mulheres negras em posições executivas.

No painel “Vem para o topo você também: levando a diferença feminina para além das paredes das empresas”, as executivas discutiram como mulheres podem colaborar com outras mulheres para que mais pessoas consigam alcançar as posições que desejam. “A voz de uma mulher estimula outra. E isso não vale só para casos de violência, vale também para carreira e mundo corporativo”, diz Lia Rizzo, editora de CLAUDIA e mediadora da mesa. Para Gal Barradas, mediadora do painel “Como hackear uma cultura? Ou por que privilégios ainda são invisíveis para quem tem?”, é necessário muita luta por diversidade e inclusão para atingir a igualdade efetiva no ambiente corporativo.

“Por que minhas causas têm o mesmo peso que meus negócios?”. Esse foi o tema do speech conduzido por Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza. Em sua fala de abertura, a empresária tratou da questão da violência contra a mulher e contou que implementou na Magazine Luiza o projeto “furar a nuvem”. Ou seja, fazer com que as pessoas denunciassem casos de abuso e violência. “Depois que implementamos esse programa, os próprios maridos das funcionárias tinham medo de fazer algo contra elas. Os homens também nos ajudam muito, denunciando”, explicou.

No painel intitulado “Dueto Parceria e sororidade na jornada multicultural”, as executivas com experiências internacionais ressaltaram a importância de potencializar o networking para que uma dê apoio a outra. “Eu vivo aprendendo. E percebi que tudo bem ter uma mentora, coach. E ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, não necessariamente 50%/50%, mas estar lá (com a filha) inteira, mesmo que seja 5% do tempo”, disse Rachel.

Confira a lista completa de participantes do evento deste ano:

 

Participantes 2019

An Verhulst-Santos (L’Oréal)

Ana Paula Bogus (Kimberly-Clark Professional)

Anna Chaia (Samsonite)

Carla Assumpção (Swarovski)

Chiara Mariottini (Sisley Paris)

Claudia Woods (Uber)

Cristina Palmaka (SAP)

Daniela Cruz (Vult)

Fiamma Zarife (Twitter)

Juliana Azevedo (P&G)

Liliane Rocha (Gestão Kairós)

Luciana Marsicano (Tiffany & Co.)

Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)

Maite Schneider (Transempregos)

Marcia Esteves (Grey)

Maren Lau (Facebook)

Maria-Laura Tarnow (The Estée Lauder Companies)

Marília Rocca (Hidone)

Nadir Moreno (UPS)

Paola Kiwi (Tupperware)

Paula Paschoal (PayPal)

Rachel Maia (Lacoste)

Sheila Makeda (Makeda Cosméticos)

Tânia Cosentino (Microsoft)

Teresa Vernaglia (BRK Ambiental)

 

Participação especial

Gal Barradas (Gal Barradas Brand&Venture)

Nina Silva (Black Money)

Ana Claudia Plihal (Linkedin)

Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora)