GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Walter Longo inaugura a 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado

14h28 9/06/2017

O presidente do Grupo Abril, Walter Longo, teve a missão de realizar a palestra inaugural da 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que teve início nesta quarta-feira, 7/6, e será encerrada na sexta, 9/6. Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), o evento é considerado o maior do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo, e traz, neste ano, o tema “Nunca a diferença fez tanta diferença”. Entre os convidados estão o diretor de criação da Africa, Ricardo Figueira, e o head de planejamento da Crispin Porter + Bogusky Brasil, Caio Delmanto.

Durante a sua fala, Longo abordou três questões que, segundo ele, a humanidade precisa enfrentar. A primeira delas é o perigo da indigência cognitiva, que acometeria as pessoas que confiam todo seu conhecimento a dispositivos tecnológicos. “Hoje, nós temos todo o conhecimento humano nas nossas mãos e não temos a curiosidade para buscá-lo. A internet está tornando os espertos mais espertos e os estúpidos mais estúpidos, e a curiosidade será a grande diferença entre pessoas”, afirmou.

Outro ponto colocado foi o que ele descreveu como “tribalismo”, causado pelo fato de os algoritmos das redes sociais incentivarem o convívio entre iguais e a alienação de ideias diferentes. “Estamos assistindo ao fim do contraditório, e isso traz como consequência a violência e a indiferença. A indiferença está tomando conta da coletividade. Nunca fomos tão tribais”. A terceira questão foi sobre tendências associadas aos millennials, que, para ele, são a geração menos empreendedora em décadas e priorizam o “ser” em detrimento do “ter”, além de aderirem aolowsumerism e ao compartilhamento. “Ainda não encontramos um modelo de consumo compatível com os novos movimentos. Compartilhamento é algo bom social e ecologicamente. Mas temos que prestar atenção na excessiva redução de consumo enquanto não encontramos um modelo econômico compatível”, disse.

Por fim, Longo se disse otimista com relação ao futuro e ofereceu três conselhos aos jovens da plateia: “Coloquem no cérebro a maior quantidade de informações que puderem. Leiam muito, e as sinapses vão começar a acontecer; abram-se para o novo, para o inesperado. Pensem diferente e aceitem as diferenças, fazendo diferente para fazer melhor; e compartilhem tudo, mas não condenem o consumo. Vivam intensamente e não restrinjam as experiências. Consumo consciente não é ruim e nem errado. E vão em busca de um novo modelo econômico. Só assim a nossa geração entregará o mundo para vocês com a certeza de que ele estará em boas mãos”, finalizou.

 

Grupo Abril – conhecimento é o nosso negócio

O Grupo Abril está na vida de milhões de pessoas. Unindo a expertise dos seus pilares de mídia, logística, licenças, assinaturas, big data, branded content, gráfica, a Abril produz conteúdo, informação de qualidade e soluções de comunicação e logística para seus clientes. Entre os mais de 90 títulos e sites que possui está VEJA, maior revista do Brasil e uma das maiores semanais de informação do mundo. Recentemente foram lançados GoBox, plataforma de clube de assinaturas, e GotoShop, operação de e-commerce. A Abril também possui em seu portfólio a CASA COR, maior evento de Arquitetura e Design das Américas. A missão da Abril é “contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país”.

Mais Informações:

Linhas Comunicação

www.linhascomunicacao.com.br

55 11 3465.5888

Tayane Scott –tayane@linhascomunicacao.com.br

Danilo Barba – danilo@linhascomunicacao.com.br