Fundação Victor Civita

Criada em 1985 pelo próprio Victor Civita, a fundação tem como missão Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo conteúdo que auxilie na capacitação e valorização de professores e gestores e influencie políticas públicas. O objetivo da organização é ajudar professores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas. O sonho do fundador era lutar por um país no qual não faltassem escolas, bons professores, incentivo ao trabalho docente e materiais de apoio às práticas pedagógicas.

Nossas iniciativas

A Funda­ção desenvolve iniciativas focadas na capacitação e valorização de professores e gestores, e na melhoria de políticas públicas. Entre elas, as duas maiores revistas de educação do país – NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR –, seus respectivos sites, o Prê­mio Educador Nota 10 e a parte de Estudos e Pesquisas Edu­cacionais.

A revista NOVA ESCOLA é a maior revista de edu­cação do País. Há 28 anos, contribui para a melhoria do trabalho dos professores dentro da sala de aula. Em edições impressas e digitais, ela traz práticas educacionais e informações relevantes tanto para a Educação Infantil, como para o Ensino Fundamental. O site da revista é o maior banco de recursos peda­gógicos do País.

Por sua vez, a revista GESTÃO ESCOLAR destaca, em edições digitais bimestrais, tudo o que os gesto­res precisam saber para melhorar o dia a dia da sua escola. Sendo uma das maiores revistas de educação do País, a publicação dedica-se a assuntos que sejam de interes­se de diretores de escolas, coordenadores pedagó­gicos e orientadores educacionais. Lançado em 2013, o site da revista contempla todas as áreas de atuação desses profissionais.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas que impactaram a qualidade da aprendi­zagem dos alunos. Em 16 anos, foram mais de 50 mil projetos inscritos, 181 educadores premiados e mais de R$ 2 milhões de prêmios distribuídos.

A área de Estudos e Pesquisas realiza levanta­mentos para investigar questões relevantes e apre­sentar sugestões que ajudem a solucionar os de­safios da Educação Básica brasileira. As evidências levantadas desde 2007, em 20 investigações de grande abrangência, têm influenciado o debate e as decisões sobre práticas, metodologias, pesquisas e políticas públicas de educação no Brasil.

Recentemente, a Fundação Victor Civita elaborou cursos online de Fomento à Leitura e Didáticas da Matemática, voltados para professores e gestores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a melhoria da qualificação e da formação dos educadores brasileiros.

Voltar