Startup brasileira TruckPad, acelerada pela Abril Plug and Play, vence competição internacional no Vale do Silício

Empresa de logística brilha em evento com mais de 30 startups

São Paulo, 12 de dezembro de 2014 -A TruckPad, startup brasileira do setor de logística e acelerada pela Abril Plug and Play, conquistou na noite desta quinta-feira (11) uma competição internacional no Vale do Silício promovida pela aceleradora Plug and Play Tech Center. A disputa contava com mais de 30 startups de diversos segmentos.

Fundada pelo empreendedor Carlos Mira no final de 2013, a TruckPad arrebatou a plateia e surpreendeu até mesmo o fundador e CEO da Plug and Play, Saeed Amidi. “Quando conheci o Carlos durante a seleção em São Paulo, pensei ‘você não é um empreendedor’. Mas ele mostrou tanta paixão pelo negócio e provou que é uma startup muito promissora.”, disse.

O espanto de Amidi tem uma justificativa: Mira não segue o estereótipo comum de adolescente fundador de startup. Ele já tem 42 anos, sendo mais de 30 dedicados ao ramo de logística, no qual atuou como presidente de uma grande transportadora de sua família. Após desistir da vida corporativa, Carlos resolveu se envolver com empreendedorismo de alto impacto, desta vez fundando sua própria companhia.

Para o criador da TruckPad, a conquista não só reforça o potencial de sua empresa como também eleva o Brasil no patamar de competividade em inovação digital. “Ter criado a empresa durante um fim de semana e, um ano depois, ver nosso projeto vencer uma disputa global no Vale do Silício, é muito gratificante. Isso mostra que as startups brasileiras têm capacidade de brigar com qualquer outra.”, disse Carlos Mira.

Assim como os aplicativos de táxi, que causaram uma enorme revolução em seu segmento, a TruckPad promete fazer algo semelhante no setor de transporte de cargas, tendo ganhado o apelido de “Über for trucks”. Antes de chegar ao Vale do Silício, a startup deslanchou o projeto durante o programa de aceleração da Abril Plug and Play, iniciativa desenvolvida pelo Grupo Abril.

Além da TruckPad, mais 3 startups brasileiras participaram do evento: OneTwo, TraktoPRO e Zase.

Sobre a Abril Plug and Play

A Abril Plug and Play, criada em fevereiro de 2014 pelo Grupo Abril em conjunto com a norte-americana Plug and Play Tech Center, é uma aceleradora de startups pioneira no conceito de aceleração corporativa no Brasil. A iniciativa visa buscar negócios digitais promissores e fomentar o intraempreendedorismo na Abril.

A aceleradora oferece aos empreendedores a oportunidade de passar por um programa de aceleração que integra Brasil e Vale do Silício, além de mentorias, rede de contatos com potenciais clientes, parceiros e investidores, exposição na mídia e outros serviços.

As quatro empresas da primeira turma (OneTwo, TraktoPRO, TruckPad e Zase) encerraram o programa de seis meses, sendo metade em São Paulo metade no Vale do Silício.

A Abril Plug and Play deve anunciar, em breve, as startups selecionadas para sua segunda turma.

Sobre a Plug and Play

Plug and Play Tech Center é uma aceleradora de startups especializada em companhias voltadas para a área tecnológica, com mais de 250 empresas em seu portfolio, tendo investido em empresas como PayPal, Dropbox, SoundHound e Lending Club (que fez seu IPO nesta quinta-feira, 11). A Plug and Play acolhe anualmente, em suas dependências, entre 60 e 80 empresas em estágio inicial, e as auxilia em vários aspectos (seed money, mentorias e contatos com possíveis clientes, parceiros e/ou investidores, além de serviços gratuitos ou a baixo preço como hospedagem de sites, ferramentas web etc.) para fazer com que elas deslanchem. Instalada em Sunnyvale, CA, os negócios globais da empresa já incluem mais de 300 startups aceleradas, 180 investidores e uma grande rede de universidades e parceiros corporativos como Samsung, Volkswagen, Tesco e Johnson Johnson.

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação, Logística e Educação da América Latina. Fundado em 1950, o Grupo é composto da Abril Mídia (Editora Abril, Negócios Digitais, Abril Gráfica e Casa Cor); da DGB (Logística e Distribuição) e é o maior acionista da Abril Educação. O Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil.

A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.