GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Prêmio Abril de Jornalismo 2016 celebra a excelência editorial dos trabalhos da casa

17h30 2/06/2016

Uma das mais tradicionais premiações da Abril, o Prêmio Abril de Jornalismo, realizou sua 41ª edição em noite de festa nesta quarta-feira (1), em São Paulo. Celebrado no Dia da Imprensa, o evento valoriza os trabalhos de destaque produzidos na casa durante o ano anterior. Com mais de 834 inscritos em 2016, a disputa pela árvore prateada concedida aos vencedores de cada uma das 19 categorias foi bastante acirrada.

Jornalistas e executivos da Abril passaram pelo palco da cerimônia para revelar os ganhadores. Alecsandra Zapparoli, diretora de Conteúdo da Abril, foi quem deu início ao evento, ressaltando a missão da empresa em contar boas histórias – seja no papel, no digital, no vídeo, no Mobile View, nas redes sociais ou em eventos. “A paixão, a competência e a seriedade com que os jornalistas da Abril fazem os trabalhos ficam evidentes quando se olha o vasto material inscrito nesse prêmio. Sabemos que é apenas uma pequena parte da imensidão do que é publicado minuto a minuto. É importante que todos se sintam vencedores pelo conjunto da obra”, afirmou em discurso aos presentes.

Em seguida, Adriana Yoshida, redatora-chefe do núcleo de vídeos da Abril, conduziu a cerimônia que contou com a participação de Paula Mageste (diretora Editorial das Femininas), André Lahóz (diretor Editorial de EXAME), Sérgio Gwercman (diretor Editorial de Estilo de Vida), André Petry (diretor de Redação de VEJA), Walter Longo (presidente do Grupo Abril) e Victor Civita Neto (presidente do Conselho Editorial da Abril).

O grande destaque da noite foi a revista ELLE, que levou seis troféus nesta edição (confira abaixo a relação completa dos ganhadores). Outro ponto alto da cerimônia foi a revelação do ganhador do Prêmio Roberto Civita, troféu que sempre foi concedido por RC aos profissionais cujas trajetórias e realizações tenham sido de grande expressão na Abril. Neste ano, o vencedor foi o repórter de VEJA, Robson Bonin, que recebeu a honraria das mãos de Victor Civita Neto e Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente do Conselho Editorial da Abril. Bonin foi fundamental para levar, em primeira mão, informações aos leitores do título, no último ano.

Encerrando o evento, Thomaz, que também recebeu uma homenagem durante a celebração por sua trajetória na Abril, falou à plateia. “Quando vejo o Prêmio Abril de Jornalismo 2016, tenho certeza de que Roberto Civita diria que a chama está acesa. A seiva continua correndo nos galhos da nossa árvore, que está plantada em terreno firme. É emocionante ver essa seleção, isso mostra que estamos investindo no digital ao mesmo tempo em que o papel continua firme”, finalizou.

Confira os vencedores em todas as categorias do PAJ 2016:

Texto
Artigo: NATIONAL GEOGRAPHIC, A Cidade de Todos os Tempos
Entrevista e perfil: VEJA SÃO PAULO, Um Caubói na Luta Contra a Maré
Reportagem / economia e negócios: EXAME, O Fim de um Mito?
Reportagem / estilo de vida: Dossiê SUPER, Não é Tecnologia, é Feitiçaria
Reportagem / moda e beleza: ELLE, Acreditamos
Reportagem / sociedade e política: VEJA,No Topo do Petrolão
Reportagem do ano: VEJA,Empreiteiro arrasta Lula para o meio do escândalo

Arte
Capa do Ano – escolha do júri: ELLE – capa espelhada
Capa do Ano – voto popular: ELLE – capa espelhada
Design de matéria: MUNDO ESTRANHO, Os Segredos de Houdini
Ilustração: SUPERINTERESSANTE, Um Grito de Liberdade
Infografia e gráficos: MUNDO ESTRANHO, A Revolução do Bicho

Fotografia
Ensaio fotográfico: ELLE, Contato Imediato
Fotografia produzida: SAÚDE, Sete Tons de Xixi
Fotojornalismo: VEJA, O Mapa da Destruição
Retrato: CASA CLAUDIA LUXO, Paulo Mendes da Rocha

Vídeo
TV CAPRICHO

Revista do ano
Escolha do júri: ELLE
Voto popular: ELLE

Site do ano
Escolha do júri: SUPERINTERESSANTE
Voto popular: EXAME

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril, composto pela Abril Mídia, Abril Print e Total Express, é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação e Distribuição da América Latina. Fundado em 1950 por Victor Civita, o Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil. A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.

Mais Informações:
Linhas Comunicação
www.linhascomunicacao.com.br
55 11 3465.5888
Ederaldo Kosa – ekosa@linhascomunicacao.com.br
Tayane Scott – tayane@linhascomunicacao.com.br
Livia Donadeli – livia@linhascomunicacao.com.br