GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Heróis do Clima

17h36 12/01/2015

Desenhada por Caco Galhardo e lançada pelo Planeta Sustentável, da Editora Abril, Heróis do Clima conta a história de como sabemos o que sabemos sobre as alterações do clima. Com 52 páginas, é uma obra no estilo graphic novel, com formato maior que o padrão tradicional de revistas. Bom humor e linguagem simples pautam a publicação, tornando-a indicada para leigos, iniciados, jovens e adultos.

Dois personagens que vivem em Marte no ano de 2072, um avô e seu neto, conversam sobre a Terra e como pesquisadores, líderes mundiais e cidadãos comuns, constatam a realidade e as consequências do aquecimento global. De maneira atrativa e descomplicada, termos e conceitos como efeito estufa, concentração de gás carbônico na atmosfera e IPCC são apresentados.

A história começa ainda no século 19 e envolve décadas de pesquisas, expedições a áreas remotas, polêmicas e estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, inclusive no Brasil. Mostra o empenho de pessoas determinadas em suas buscas por informações e em dar voz à urgência do tema.

O roteiro é de Caco Galhardo e do jornalista e designer Alessandro Meiguins, que pesquisou o assunto e entrevistou especialistas da área ao longo de um ano. Juntos, procuraram transformar uma boa, mas complexa, história em algo acessível. O projeto envolveu “montar o quebra-cabeças das mudanças climáticas, traduzir e simplificar os termos e conceitos”, conta Meiguins.

Em paralelo, houve o trabalho de transformar fatos e dados científicos em algo instigante do ponto de vista da narrativa e do visual. “O desafio foi tratar o tema de forma direta e curiosa, aliada à pegada de humor. Saiu um gibi muito simples, informativo e bacana. Ao mesmo tempo, não deixa de ser uma abordagem revolucionária sobre o assunto, sempre tratado com tanto decoro. Se isso trouxer mais pessoas para o debate e a defesa do planeta, a missão estará cumprida.”, diz Galhardo.

No posfácio de Heróis do Clima, Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável, afirma que uma boa linguagem visual, como a dos quadrinhos, ajuda a explicar assuntos que não são de fácil compreensão. “No Planeta Sustentável, multiplataforma que usa infografia para combater desinformação, as imagens são nossas maiores aliadas.”, afirma.

A publicação tem versões em português, espanhol e inglês. Foi inicialmente lançada na Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU – COP 20 do Clima, em Lima, no Peru, em dezembro de 2014. Heróis do Clima foi entregue aos principais líderes mundiais, como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, além de cientistas, empresários e negociadores de diversos países. Veja em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-em-acao/os-herois-do-clima-na-cop20-em-lima/

Heróis do Clima está disponível também em versão digital no site do Planeta Sustentável, nos três idiomas (português, inglês e espanhol). O download é gratuito, em: planetasustentavel.abril.com.br/herois-do-clima/.

Este primeiro volume é uma realização do Planeta Sustentável, multiplataforma de comunicação em sustentabilidade da Editora Abril, com a parceria das empresas Abril, CPFL Energia, Caixa e Braskem. Também contou com o apoio da United Nations Foundation, das áreas temáticas de clima e de energia das iniciativas empresariais da Rede Brasileira do Pacto Global, Cebds (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) e Fórum Clima, do Instituto Ethos.

Agradecimentos: O Planeta Sustentável agradece as entrevistas e informações concedidas por Tasso Azevedo (consultor e conselheiro do Planeta Sustentável), Marcos Buckeridge (USP), Hilton Silveira Pinto (Unicamp), Celso Manzatto (Embrapa Meio Ambiente), Paulo Artaxo (USP), José Marengo (Inpe) e Suzana Kahn (Coppe-UFRJ).

 

Sobre o PLANETA SUSTENTÁVEL

O PLANETA SUSTENTÁVEL é uma multiplataforma de comunicação em sustentabilidade. Sua missão é difundir conhecimento sobre desafios e soluções para as questões ambientais, sociais e econômicas de nosso tempo. A iniciativa se comunica com 21 milhões de leitores anuais por meio de 30 títulos de revista da Editora Abril. O site reúne mais de 24 mil reportagens, entrevistas, blogs e artigos, além de uma área dedicada às crianças (Meu Planetinha). Também possui aplicativos para celulares e tablets. O pequeno Manual de Etiqueta, publicação anual com informações e dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade, já teve mais de 11 milhões de exemplares distribuídos. O Planeta Sustentável promove também o debate e a reflexão sobre sustentabilidade por meio de cursos, seminários e atividades lúdicas para um público variado.

Tudo isso é feito com a participação de uma equipe dedicada, um conselho consultivo formado por especialistas de diversas áreas, como infraestrutura, energia, florestas e educação, e empresas patrocinadoras (Abril, CPFL Energia, Bunge, Caixa e Braskem).

 

BLOG DO CLIMA DO PLANETA SUSTENTÁVEL

O Planeta Sustentável dedica uma especial atenção ao tema das mudanças climáticas. Destacam-se, entre suas muitas ações, o Blog do Clima, uma das principais fontes de conhecimento no País sobre o tema. O conteúdo do blog é produzido com a curadoria de Tasso Azevedo, engenheiro florestal, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), e ex-diretor do Serviço Florestal Brasileiro e do Imaflora.

Acompanhe em planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/