GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Exame, do Grupo Abril, promove Fórum de Parcerias Público-Privadas e Concessões

19h41 7/06/2017

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre as oportunidades de parcerias do poder público com empresas privadas, EXAME promove, no dia 8/6, a primeira edição do Fórum EXAME Concessões PPPs.

O evento, realizado em parceria com a Hiria, empresa referência na organização de encontros sobre o tema, será sediado em São Paulo, no Blue Tree Premium Faria Lima, e contará com a presença de mais de 200 representantes do poder público e setor privado com experiência e interesse em projetos de parcerias público-privadas e concessões no Brasil.

Entre os palestrantes do evento, já estão confirmadas as presenças de Tarcísio Gomes de Freitas, secretário de coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos; Rodrigo Garcia, Secretário de Habitação de São Paulo; Sergio Lazzarini, professor e pesquisador do Insper; e Jonas Donizette, Presidente da FNP e prefeito de Campinas.

Os participantes do fórum receberão previamente um material com estudos de caso e referências de leitura para o tema. Eles poderão agendar consultas com especialistas brasileiros e estrangeiros para esclarecer dúvidas sobre PPPs e Concessões, para que estejam aptos a desenhar planos de ação para suas próprias empresas e localidades. No evento, eles também terão a oportunidade de conhecer grupos de investidores que já firmaram parcerias para investir em projetos de PPPs e Concessões no Brasil.

André Lahóz Mendonça de Barros, diretor de redação da EXAME, comenta a importância do evento no atual cenário da economia brasileira. “Em tempos de crise e limitação de recursos, o poder público tem grandes desafios de gestão, principalmente com as necessidades de infraestrutura dos sistemas urbanos. Organizaremos um encontro entre lideranças do poder público e privado para identificar oportunidades e entender de que forma as empresas podem participar mais da administração das cidades”.

Programação Fórum PPPs e Concessões

Data: 08/06/2017

Local: Hotel Blue Tree Faria Lima

Horário: 8h às 18h

Mestre de Cerimônia: Vanessa Cochi

 

AGENDA

08h│Welcome coffee e credenciamento

 

09h│Abertura pela mestre de cerimônias

André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial da revista EXAME e Vinnicius Vieira, VP da área de pesquisa e conhecimento da HIRIA

 

09h15│O novo capítulo da infraestrutura brasileira e como acessar os projetos de PPPs e Concessões. Por Tarcísio Gomes de Freitas, secretário de coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos.

Expectativa da contribuição: Qual é o plano do governo federal para a infraestrutura brasileira e para as PPPs e Concessões. Apresentar dados de como o mercado acessará os novos projetos e também as iniciativas para que o mercado de infraestrutura não seja influenciado pelo cenário político.

 

09h45│ O cenário político e o impacto sobre os projetos de PPPs e Concessões. Por Lucas Aragão, sócio da Arko Advice. 

10h20│Painel Fundamentos e gestão de risco em PPPs e Concessões. Mediação: EXAME

Fernando Vernalha, Sócio do escritório VGP Advogados

Expectativa da contribuição: Apresentar os fundamentos das concessões e PPPs,  o ciclo de vida de um projeto de PPPs e de Concessões, lições aprendidas dos 100 primeiros contratos assinados no Brasil, possíveis riscos jurídicos, econômicos e de descumprimento do poder público que podem afetar o ciclo de vida do projeto, a PMI e a precificação de riscos em projetos de PPPs e Concessões.

José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC e José Romeu Neto, presidente do Sinduscon-SP.

Expectativa da contribuição: A visão da CBIC e do Sinduscon- SP para as oportunidades do novo mercado de PPPs e Concessões no Brasil + impulsionadores e riscos que envolvem a contratação via PPPs e Concessões para as pequenas e médias construtoras.

Jonas Donizette, Presidente da FNP e Prefeito de Campinas.

Expectativa da contribuição: O plano da FNP para o desenvolvimento de projetos com o uso de PPPs e Concessões

 

11h30│PALESTRA O programa de incentivo do governo do Estado de São Paulo às PPPs municipais em iluminação pública. Por Victor Hugo Corrêa Costa, responsável pela Captação de Recursos do Estado e também pelo desenvolvimento do programa Ilumina SP.​

Expectativa da contribuição: Apresentar o programa Ilumina SP, em que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo auxiliará municípios que desejam estruturar projetos de PPPs de iluminação pública.

 

12h│Estudos de caso

Caso 01 – PPP de Habitação do Estado de São Paulo. Por Rodrigo Garcia, Secretário de Habitação de São Paulo.

Caso 02 – PPP de Saúde – Hospital do Subúrbio da Bahia. Por Paulo Moreno Carvalho, Procurador Geral do Estado da Bahia.

Caso 03 – PPPs de Saneamento. Por Alexandre Ferreira Lopes, ABCON & SINDCON. Casos de sucesso em que as PPPs transformaram o saneamento em cidades brasileiras.

 

13h│ALMOÇO

 

14h15│O financiamento e as garantias necessárias às PPPs e Concessões. Mediação: EXAME

Marcelo Pinheiro Franco, presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantia

As ações que a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantia quer implementar para trazer mais segurança e confiança para os projetos de PPPs e Concessões no Brasil.

Gesner de Oliveira, economista do ano de 2016 (Ordem dos Economistas do Brasil) e sócio da GO Associados

O conceito de garantia em projetos de PPPs e Concessões, e como elas impactam o financiamento dos projetos de PPPs no Brasil.

Venilton Tadini, Presidente da ABDIB

A visão da ABDIB sobre os temas relacionados ao financiamento e as garantias das PPPs e Concessões no Brasil.

 

15h30│O papel do BNDES como gestor, executor e apoiador de processos de concessões, PPPs e privatizações. Por Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES.

DEBATE: Paulo Rabello de Castro + Rodolfo Torres dos Santos, superintendente da área de desestatização do BNDES. Mediação: EXAME

 

16h15│Estudo de caso.

Caso 01 – PPPs da Cidade da Cidade de São Paulo. Por Wilson Poit, secretário de Desestatização da Cidade de São Paulo

Caso 02 – PPPs de Saneamento – Lições aprendidas e perspectivas para PPPs e Concessões em Água e Esgoto. Por Frederico Turolla, sócio da Pezco

 

17h│A ética e o compliance no novo modelo de relacionamento entre o poder público e o setor privado. Por Sergio Lazzarini, professor e pesquisador do Insper. Mediação: EXAME

18h│Encerramento

 

Grupo Abril – conhecimento é o nosso negócio

O Grupo Abril está na vida de milhões de pessoas. Unindo a expertise dos seus pilares de mídia, logística, licenças, assinaturas, big data, branded content, gráfica, a Abril produz conteúdo, informação de qualidade e soluções de comunicação e logística para seus clientes. Entre os mais de 90 títulos e sites que possui está VEJA, maior revista do Brasil e uma das maiores semanais de informação do mundo. Recentemente foram lançados GoBox, plataforma de clube de assinaturas, e GotoShop, operação de e-commerce. A Abril também possui em seu portfólio a CASA COR, maior evento de Arquitetura e Design das Américas. A missão da Abril é “contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país”.

Mais Informações:

Linhas Comunicação

www.linhascomunicacao.com.br

55 11 3465.5888

Tayane Scott –tayane@linhascomunicacao.com.br

Danilo Barba – danilo@linhascomunicacao.com.br