GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Editora Abril promove mudança na estrutura editorial e reinventa modelo comercial

15h30 2/06/2015

A Editora Abril anuncia hoje uma mudança na estrutura editorial e no modelo comercial. A empresa dá início a uma profunda transformação com o objetivo de operar mais simplificadamente e ao mesmo tempo atuar mais próxima às necessidades do mercado.

Como parte dessa mudança,a empresa passa a operar com três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas.

“Nossos valores não mudam, continuamos acreditando nos mesmos princípios que construíram nossa credibilidade, mas chegou a hora de mudar o modo de operar. Estamos adotando um novo posicionamento perante o mercado,com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo,flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócio”, afirma Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril.

As mudanças, ponto a ponto

O novo posicionamento da Abril compreende as seguintes mudanças, descritas detalhadamente abaixo:

São criadas três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Elas respondem ao presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini. A linha editorial da Abril segue ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (Presidente), Thomaz Souto Corrêa (Vice-Presidente), José Roberto GuzzoGiancarlo Civita e Eurípedes Alcântara.

Unidade de Conteúdo

A liderança da Unidade de Conteúdo será ocupada interinamente por Victor Civita Neto,Presidente do Conselho Editorial da Abril. Respondendo a ele estarão os diretores editoriais:

Eurípedes Alcântara, em VEJA

André Lahoz, em EXAME

Paula Mageste, em Femininas

Alecsandra Zapparoli, em Lifestyle

Em Femininas, estão as marcas: BOA FORMA, CAPRICHO.COM, CASA CLAUDIA, CLAUDIA, COSMOPOLITAN, ELLE, ESTILO E M DE MULHER.

Em Lifestyle, estão as marcas:BRASIL POST, ELÁSTICA, GUIA DO ESTUDANTE, INFO.COM, MEN’S HEALTH, MUNDO ESTRANHO, NATIONAL GEOGRAPHIC, PLAYBOY, Quadrinhos, QUATRO RODAS, SAÚDE, SUPERINTERESSANTE, VEJA SP, VEJA RIO, VIAGEM E TURISMO, VIP e WOMEN’S HEALTH.

Com as mudanças, acontecem dois movimentos importantes e estratégicos:

1) Os diretores editoriais passam a se concentrar exclusivamente no seu papel de produção de conteúdo editorial e nas relações entre as marcas e suas comunidades.

2) Todas as redações da Abril passam a trabalhar com total convergência na produção de conteúdo on e offline, em diversos formatos de texto, audiovisual e eventos.

Na Unidade de Conteúdo é criado oEstúdio ABC– Abril Branded Content,cuja direção será acumulada porEdward Pimenta, diretor de Apoio Editorial.O Estúdio ABC atuará na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados,como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos.

Unidade de Marketing

A Unidade de Marketing será comandada porTiago Afonso, que assume a posição de Diretor de Marketing. Afonso terá a responsabilidade de gerenciar o portfólio de marcas e produtos e identificar tendências de mercado.Respondendo a ele estarão os gestores das marcas e as áreas de Informações para o Mercado, Abril Big Data (ABD) e Serviços de Marketing e Eventos.

Unidade de Receitas

As maiores mudanças acontecem na Unidade de Receitas,que controla todo o faturamento da Editora (publicidade, assinaturas, vendas avulsas, e-commerce, digital e eventos). Ela será comandada porRogério Gabriel Comprido, que assume a posição de Diretor Comercial. Gabi,como é conhecido,terá no seu time duas lideranças:Virginia Any e Dimas Mietto.

Virginia Any será responsável por toda a receita publicitária da Abril,assumindo a posição de Diretora de Vendas de Publicidade.Respondem a ela gestores focados nos seis principais segmentos de mercado – Bens de Consumo; Financeiro; Moda, Decoração e Construção; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Esporte; Tecnologia, Serviços Públicos e Sociais; Transporte e Mobilidade; além dos escritórios regionais e da área internacional.

Cada um desses gestores de segmento tem por missão conhecer profundamente o setor,seus desafios e seus principais players. A ideia é que a Abril, conhecendo as necessidades desses clientes, possa atendê-los de forma diferenciada,flexível e, sobretudo, eficiente, em diversos formatos, mídias e linguagens.

Dimas Mietto assume a posição de Diretor de Vendas para Audiência. Ele será responsável por toda a receita originária dos consumidores Abril. Estão sob sua responsabilidade as áreas de Assinaturas, Vendas Avulsas,Venda de Acervo e e-commerce.Continuam a responder a Dimas todos os diretores dos canais de assinaturas,além de dois gestores responsáveis por vendas avulsas.

Digital Mobile e Casa Cor

A área Digital Mobile permanece respondendo diretamente a Alexandre Caldini e sob o comando deSandra Carvalho,que tem como missão garantir a execução da estratégia digital e apoiar tecnicamente a produção e a distribuição de conteúdo para clientes. Também Casa Cor segue respondendo diretamente ao presidente, com Lívia Pedreira à frente do negócio.

Mudanças em marcas

Algumas marcas foram reposicionadas e outras vendidas.

EXAME PME é incorporada à EXAME, que reforça em seu editorial a presença de negócios do segmento de pequenas e médias empresas, bem como empreendedorismo. O mesmo ocorre com o GUIA QUATRO RODAS, que terá seu conteúdo incorporado às marcas VIAGEM E TURISMO, VEJA SÃO PAULO e VEJA RIO. A marca CAPRICHO passa a atuar exclusivamente no ambiente digital,consolidando sua posição de maior provedora de conteúdo jovem feminino do mundo.

As marcas ANAMARIA, ARQUITETURA CONSTRUÇÃO,CONTIGO!,PLACAR, TITITI, VOCÊ RH e VOCÊ S/A são vendidas à Editora Caras.

Construindo o futuro

Ao criar esse novo posicionamento,a Abril passa a atender, de maneira mais adequada, às novas demandas de mercado: uma empresa mais digital, especialista na produção de conteúdo editorial e de marketing, e com um atendimento comercial orientado aos anunciantes.

“Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar.A partir de agora, a Abril passa a estar em constante evolução em sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar.É isso que nossos clientes e audiência exigem.E é isso que – com gente arrojada, inquieta e muito capaz – estamos fazendo”, afirma Caldini.

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril, composto da Abril Mídia (Editora Abril e Abril Gráfica) e da DGB (Logística e Distribuição), é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação da América Latina. Fundado em 1950, por Victor Civita, o Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil. A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.