GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Editora Abril anuncia parceria com a MOAT, referência global em audiência digital

15h11 18/04/2016

O que um anunciante espera de sua campanha online? Certamente, que ajude a consolidar sua marca e a impulsionar as vendas. Mas para chegar lá é essencial saber quantas pessoas reais foram impactadas pelas campanhas, já que hoje existe uma grande quantidade de artifícios eletrônicos que simulam a audiência. Além disso, também é necessário conhecer detalhadamente a viewability de cada site. Essa métrica, que possibilita saber se os anúncios expostos nos sites são de fato vistos pela audiência, leva em conta a atenção e a quantidade de interações, as passagens de mouse pela peça e o tempo que o anúncio foi visualizado.

Por meio de uma parceria com a MOAT, empresa americana de inteligência de marketing digital para o mercado de mídia, a Abril agora oferece essas soluções para o mercado publicitário brasileiro, que passa a receber métricas ainda mais qualificadas para mensuração de campanhas.

Embora não exista ainda uma estimativa sobre os prejuízos gerados por fraudes e tráfego não humano no Brasil, a Association of National Advertisers (ANA), entidade Americana, estima que os anunciantes terão uma perda global de cerca de US$ 7 bilhões. “Além de comprovar o tráfego humano em sites da Abril, a ferramenta também traz novas métricas para medir a atenção e a interação dos usuários com a campanha – o que reforça o posicionamento premium da Abril, com mídias que geram mais que impactos, geram atenção dos consumidores. Este trabalho foi iniciado há 2 anos quando trouxemos a metodologia da GFK para métricas de atenção do meio impresso e agora com a MOAT para o meio digital”, afirma Tiago Afonso, diretor de marketing da Abril. “Em todo o mundo a discussão em torno da mídia já transcende a questão da plataforma. Os gestores de marca buscam cada vez mais garantir conexões verdadeiras com as pessoas. Garantir que os consumidores tenham recebido sua comunicação no momento em que ela faça sentido”, conclui Afonso.

 

NA PRÁTICA

A ferramenta é capaz de aferir a exposição dos anúncios nos sites. Um exemplo é a qualidade da visualização de campanhas publicitárias no site de VEJA. Em março, de todos os conteúdos publicados no site, 85,7% tiveram scroll, ou seja, quando os consumidores acessam as mídias ABRIL, estão em momento de atenção ativa, concluem sua leitura e navegam com profundidade, enquanto a média do mercado é de 65,8%. Além de VEJA, outros quatro sites da Abril que utilizam a ferramenta também possuem números superiores a 80%.

As primeiras campanhas já monitoradas pela Abril por meio da ferramenta apontam para resultados bem melhores em diversos setores. Alguns anúncios no segmento de Moda e Decoração, por exemplo, já tiveram uma taxa de interação 92% maior que a média de mercado. Anúncios da área de mobilidade, tiveram crescimento de 25% em hover rate (porcentagem de impressões de usuários que passam o mouse sobre o anúncio, uma das indicações de atenção à publicidade)no setor financeiro foi de 21% e nos setores de bens de consumo e de educação, as campanhas na Abril apresentaram resultados nessa métrica 65% acima da média de mercado. No setor imobiliário, o índice de Active Page Dwell Time (duração média de tempo que o usuário estava com a janela em foco) cresceu 53%. Tudo isso é resultado de uma série de melhorias tecnológicas e do processo de produção e publicação de conteúdo feito a partir do monitoramento deste novo conjunto de métricas.

O sistema de mensuração permite também a customização de acordo com os dados que o contratante da campanha queira obter. O dashboard traz resultados de impressões, viewability, impressões mensuráveis visíveis para pessoas reais, tempo médio em que o anúncio foi visto, tempo total de horas de exposição do anúncio, considerando todos os usuários que viram a campanha pelo menos um segundo contínuo, duração média de interação do usuário com o anúncio, impressões em dispositivos móveis, entre outros. A combinação de todas essas métricas é o que forma a nota de Qualidade de Atenção, onde a Abril é 10% superior à média de mercado.

 

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril, composto pela Abril Mídia (Editora Abril e Abril Gráfica) e pela DGB (Logística e Distribuição), é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação e Distribuição da América Latina. Fundado em 1950 por Victor Civita, o Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil. A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.

 

Mais Informações:
Linhas Comunicação
www.linhascomunicacao.com.br
55 11 3465.5888
Ederaldo Kosa – ekosa@linhascomunicaco.com.br
Tayane Scott – tayane@linhascomunicacao.com.br