GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Confira o que as marcas da Editora Abril já produziram sobre a crise hídrica

13h37 16/04/2015

A campanha Atitude Abril – Água, com o intuito de promover a conscientização do uso racional da água e ajudar a população a enfrentar a atual crise hídrica, vem estimulando os jornalistas a produzirem cada vez mais matérias sobre o assunto. Confira, a seguir, alguns exemplos do material diversificado que vem sendo publicado, incluindo especiais, matérias de capa, reportagens, infográficos interativos e aplicativos.

 

ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

A revista publicou a matéria São Paulo Pede Socorro,no caderno regional de São Paulo, na edição de janeiro. O conteúdo foi desenvolvido por uma vasta gama de fontes, entre especialistas e organizações, para analisar o problema em si e as questões relacionadas como falta de chuva, crescimento urbano, saneamento básico, mananciais e desperdício.

 

EXAME

A crise hídrica foi matéria de capa da EXAME na primeira quinzena de fevereiro de 2015. Em A Vida Sem Água, a revista abordou a questão partindo de ponto de vista econômico, explorando como as empresas brasileiras estão fazendo para sobreviver ao problema. Foram cinco exemplos de empresas diferentes nos setores automotivo, farmacêutico, de Serviços, de Alimentação e de Serviços Hospitalares. Por fim, foram apresentadas dicas de como elas podem garantir água no curto, médio e longo prazo. EXAME também trouxe, na mesma edição, a matéria A Boa Gestão da Escassez, que traça um paralelo entre São Paulo (SP) e Fortaleza (CE), e explica porquê esta, localizada no semiárido brasileiro, já enfrenta quase quatro anos de seca, mas garante o abastecimento de sua população até 2016.

 

EXAME DIGITAL

O site produziu material interativo para seus internautas: você pode calcular o quanto você gasta de água por mês, simular o seu gasto de água mensal na produção dos alimentos que consome e ainda conferir, diariamente, a situação dos reservatórios em São Paulo.

 

GUIA DO ESTUDANTE

Publicou uma matéria especial sobre recursos hídricos para o Guia Atualidades do segundo semestre de 2014. EmUm Problema que Afeta a Todos, abordou a severidade da crise em São Paulo, as causas do problema, a seca no sertão brasileiro e suas origens, a transposição do Rio São Francisco, a atuação do Estado por meio de políticas públicas, a relação entre água e energia no país, o impacto da desigualdade na oferta de água e um panorama global da escassez e da importância do recurso para a saúde humana. São 8 páginas de muita informação! A matéria foi adaptada para o digital e também estádisponível no site do GUIA.

 

INFO ONLINE

A revista digital fez uma reportagem sobre a gestão da água no estado de São Paulo e entrevistou três especialistas para discutir a questão do abastecimento. O resultado você confere aqui.

 

Portal M de MULHER

O portal vem reunindo matérias como as de ANA MARIA, que ressaltou a importância de enfrentar o problema coletivamente, e CLAUDIA, que fez um guia de como economizar água, além de ter produzido umamatéria própria com informações sobre economia.

 

SUPERINTERESSANTE DIGITAL

A SUPER produziu um especial interativo chamado A Crise da Água. A matéria online é riquíssima em dados, com infográficos, mapas, projetos externos em sites e vídeos, informações sobre a situação mundial e os conflitos gerados pela disputa de água, o conceito de água virtual, a discussão sobre o fim do recurso, entre muitos outros. O especial, inclusive, foi vencedor do PAJ 2015 na categoria Multimídia.

 

VEJA DIGITAL

Em Como São Paulo pode superar a crise hídrica, o site de VEJA ouviu especialistas para saber de estratégias que tirassem São Paulo da crise e ainda reuniu exemplos bem-sucedidos de outros países.