GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Comitê Brasileiro do Pacto Global elege nova diretoria para 2015-2016

18h32 4/12/2014

No dia 3 de dezembro, na Casa da ONU, em Brasília, tomou posse a nova diretoria do Comitê Brasileiro do Pacto Global, apoiado pela Organização das Nações Unidas. As cinco empresas eleitas para o período 2015-2016 são Basf, Beraca, Grupo Abril, Grupo Libra e Itaú Unibanco.

A presidência da entidade estará a cargo do Grupo Abril, representado por Caco de Paula (diretor do Planeta Sustentável e Educar Para Crescer). Na vice-presidência, assumem Denise Hills (superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco), João Pedro Rotta (diretor de engenharia e excelência do Grupo Libra), André Oliveira (diretor jurídico da Basf) e Ulisses Sabara (presidente da Beraca).

“A construção de uma nova economia demanda uma gestão que leve em conta não apenas as planilhas de custo e receita, mas também os valores e princípios defendidos pelas empresas como parte da sociedade. A Rede Brasileira do Pacto Global tem uma oportunidade enorme de contribuir para o entendimento de conceitos de sustentabilidade e sua adoção prática”, afirmou Caco de Paula, que irá liderar as 39 organizações integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

A gestão 2013-2014, que termina em 31 de dezembro, esteve composta por Jorge Soto (diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem), na presidência; Armando Tripodi (gerente executivo de responsabilidade social da Petrobras); Augusto Rodrigues (diretor de Comunicação e Relações Institucionais da CPFL Energia); Heloísa Covolan (gerente responsabilidade social da Itaipu Binacional) e Norman Arruda Filho (CEO ISAE/FGV).

Nesse período, o número de organizações signatárias do Pacto Global no Brasil cresceu 43%, sendo hoje a 5ª maior rede local da iniciativa no mundo. A Rede Brasileira protagonizou importantes conquistas, como o compromisso do setor empresarial pelo desenvolvimento sustentável na Conferência Rio+20 e a liderança na consulta das Nações Unidas ao setor privado sobre as prioridades para a nova agenda de desenvolvimento pós-2015.

Jorge Soto desejou sucesso à nova gestão e reforçou a continuidade do engajamento na iniciativa. “A alternância da liderança é uma excelente forma de fortalecer o engajamento das empresas e organizações. Os novos chegaram muito motivados, já os atuais se comprometeram explicitamente em apoiá-los. Isso, sem dúvida, vai fortalecer o Pacto Global no Brasil”, afirmou.

“Nossa principal meta é promover parcerias mais efetivas entre empresas, setor público e agências da ONU para endereçar os desafios da sustentabilidade”, comentou Renta Seabra, diretora executiva da Secretaria da Rede Brasileira do Pacto Global, com sede em São Paulo.

 

 

Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne 8 mil signatários corporativos em 161 países com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Criada no Brasil em 2003, a Rede Brasileira tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com 650 organizações signatárias.

 

Contatos para Imprensa
Júlia Tavares
Comunicação – Secretaria da Rede Brasileira do Pacto Global
Tel. 11 2500 5287
Cel. 11.6-4263-1488
julia.tavares@undp.org
www.pactoglobal.org.br
@PactoGlobalBR