GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Anúncios para plataformas digitais ganham destaque no 29º Prêmio Abril de Publicidade

16h16 18/09/2015

Como vem sendo feito tradicionalmente ao longo das últimas três décadas, o Prêmio Abril de Publicidade (PAP) 2015 prestigiou as mentes mais aguçadas e os resultados mais impressionantes do mercado publicitário brasileiro. Um coquetel sediado na sede da Abril, na noite desta quinta-feira – 17/9 -, em São Paulo, foi o ambiente para a entrega dos troféus. Rogério Gabriel Comprido, diretor Comercial e um dos organizadores do PAP 2015, abriu o evento agradecendo a presença e a participação de todos. Ele destacou o diferencial da premiação e a importância de valorizar os profissionais que estão por trás dos anúncios vistos nas plataformas das marcas da casa: “Os criativos sabem que a Abril é uma referência no que há de melhor em produção de conteúdo. O PAP reconheceu o talento e acompanhou a evolução de muitos jovens publicitários que, hoje, são ícones no ramo. Esse caráter longevo do prêmio dá credibilidade à Abril”.

Em seguida, foram revelados os campeões de cada uma das 12 categorias, e brindes ao som de música ao vivo encerraram a premiação em clima de festa. Cristina Ventura, consultora de Marketing e colaboradora na estruturação do prêmio, afirma que a vitória no PAP é um reconhecimento almejado dentro do ramo. Um dos fatores que contribui para isso é como, ano após ano, anúncios vencedores têm, pouco tempo depois, uma ótima performance em Cannes. “Nós percebemos uma antecipação das agências, uma minúcia na hora de escolher quais projetos indicar. Elas entendem que os títulos da Abril podem agregar valor aos produtos que eles querem anunciar.”. Os vencedores concordam com essa visão. Marcia Camargo, coordenadora de Marketing na Telhanorte, faz parte da equipe que conquistou Grand Prix de Mídia com uma peça veiculada, em 2014, nas revistas ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO e CASA CLAUDIA. Segundo ela, a fama do prêmio existe por um motivo: “A Abril sabe atender o que o consumidor deseja, enquanto permanece atenta às tendências da Publicidade”.

Como funcionou a seleção

A 29ª edição, que teve como tema “O mundo de ponta cabeça – uma questão de ponto de vista”, contou com duas categorias votadas por juri popular: Revista e Digital. Cada uma das demais foi avaliada por dez especialistas na plataforma em questão. Só concorrem ao PAP cases que tenham aparecido em mídias da Abril. Neste ano, algumas novidades tornaram a competição mais acirrada: o prazo de inscrição foi estendido, permitindo às agências nomearem trabalhos veiculados entre janeiro de 2014 e março de 2015 – três meses a mais do que o período permitido nas outras edições.

A categoria Native Ads, destinada exclusivamente a comerciais idealizados para site, mobile ou tablet, estreou após a Abril investir pesado no meio digital. O presente aos ganhadores das três categorias Grand Prix foi uma viagem para o festival americano de cultura e mídia South By Southwest (SXSW), em que é discutido o futuro dos negócios.

As redes sociais tiveram um papel crucial na divulgação das peças competidoras entre o público. Os posts constantes trouxeram, ainda, uma retrospectiva de peças de destaque em edições passadas, entrevistas com jurados, notas relacionadas a temas de criatividade e inovação, entre outros.

Confira abaixo a lista completa de vencedores do PAP 2015:

Grand Prix de Criação de Revista
Leo Burnett Taylor Made / Fiat
Campanha: Não Se Maqueie Dirigindo
Produto: Institucional

Grand Prix de Criação Digital
Almapbbdo / Marisa
Campanha: Strip Commerce
Produto: Marisa Lingerie

Grand Prix de Mídia
DM9DDB / Telhanorte
Campanha: Revista concretada
Produto: Institucional

Prêmio Native Ads
Ogilvy Mather Brasil / IBM
Campanha: Cloud Computing
Produto: Cloud Computing

Prêmio Jovens Criativos
Bruno Felipe da Silva Antunes e João Marcelo Nascimento Rodrigues Muri
Campanha: A Revolução Ambiental Começa em Casa

Prêmio Júri Popular – Revista
Leo Burnett Taylor Made / Fiat
Campanha: Não Se Maqueie Dirigindo
Produto: Institucional

Prêmio Júri Popular – Digital
F.BIZ/ Instituto Maria da Penha
Campanha: A Verdade Escondida
Produto: Proteção à mulher

Prêmio Melhor Utilização Criativa das Revistas Abril
FCB Brasil / Nivea
Campanha: Anúncio Protetor – Nivea Sun Kids
Produto: Protetor solar

Prêmio Criação Revista Regional Central
Propeg Comunicação / Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios
Campanha: Tribos
Produto: Serviços internacionais

Prêmio Criação Revista Regional Norte / Nordeste
Propeg / Safernet Brasil
Campanha: Selfie
Produto: ONG

Prêmio Criação Revista Regional Rio de Janeiro
Africa Rio / Flores Online
Campanha: Feios
Produto: Entrega de flores online

Prêmio Criação Revista Regional Sul
Paim Associados Comunicação / Lojas Renner
Campanha: Clips
16Produto: Vestuário