GRUPO ABRIL

Grupo Abril

Imprensa

Releases

Abril Plug and Play divulga as 4 startups escolhidas para o segundo ciclo de aceleração

16h38 12/01/2015

A Abril Plug and Play, aceleradora de startups criada pelo Grupo Abril em parceria com a norte-americana Plug and Play Tech Center, anunciou nesta segunda-feira (12) as quatro empresas selecionadas para sua segunda turma. Cabe na Mala, Fleety, Lotebox e Nutrisoft vão passar por um programa de seis meses de aceleração, incluindo a ida para o Vale do Silício, polo mundial de inovação tecnológica e empreendedorismo de alto impacto.

“Foi uma seleção desafiadora. O nível das finalistas estava bem alto. Temos muita confiança que os escolhidos vão deslanchar durante o período de aceleração.”, afirma Rogério Tamassia, diretor-executivo da Abril Plug and Play. A aceleradora dobrou o número de inscrições, saindo de 250 na primeira seleção para 500 na atual.

Os empreendedores recebem R$140 mil como investimento-semente para alavancar seus negócios e ficam incubados dentro do prédio da Abril, em São Paulo, de janeiro a março deste ano. Neste período, são feitos workshops e reuniões com mentores de várias especialidades e com grande experiência no mercado. “Um dos nossos diferenciais é ser muito próximo e intenso no acompanhamento das empresas. Entramos a fundo no negócio com os empreendedores para fazer a diferença em cada projeto”, explica Tamassia.

Após a temporada no Brasil, as equipes viajam para mais três meses na Califórnia dentro da sede da Plug and Play, em Sunnyvale. Segundo o diretor da aceleradora, a imersão no Vale do Silício traz várias vantagens: “A experiência internacional é muito importante para amadurecer os projetos e colocar os empreendedores definitivamente no mesmo ritmo das melhores startups do mundo. E para quem busca internacionalização também é a chance de entender o mercado de perto e procurar investimento”.

Além do dinheiro e do intercâmbio, o programa oferece divulgação nas marcas da Abril, produtos e serviços focados em startups, e networking facilitado com potenciais clientes e parceiros.

Ao final do processo, as empresas apresentam suas soluções a investidores em dois Demo Days, sendo um no Brasil e outro nos Estados Unidos. “É uma chance única. Espero que eles aproveitem, assim como nós fizemos, o que nos gerou ótimos frutos”, afirma Carlos Mira, CEO da TruckPad, startup acelerada na primeira turma e que se sagrou vencedora do evento no Vale do Silício em dezembro com mais de 30 empresas do mundo inteiro.

Em contrapartida a todos os benefícios e apoio, a aceleradora fica com participação de 10% a 15% nas companhias, firmada por um contrato de dívida conversível.

A Abril Plug and Play deve abrir o processo seletivo para sua terceira turma no fim de março deste ano. As empresas que se inscreveram para os ciclos anteriores e não foram escolhidas poderão fazer uma nova tentativa.

Quem são as startups selecionadas e seus fundadores

Cabe na Mala – https://www.cabenamala.com.br/

Plataforma web que conecta pessoas que querem produtos do exterior a viajantes dispostos a trazer essas encomendas na bagagem em troca de uma recompensa em dinheiro. Anteriormente, a startup havia passado pelo programa de aceleração do SEED, do governo de Minas Gerais, no qual terminou como a grande vencedora.

“Estamos em rápido crescimento e o apoio da Abril e da Plug and Play, através do seu poder de mídia, rede de contatos e base nos Estados Unidos, será fundamental para acelerar ainda mais esse processo”, diz Ana Paula Lessa, presidente do Cabe na Mala.

Fleety – https://www.fleety.com.br/

“Airbnb de carros”, a solução permite que pessoas aluguem seus veículos para outros usuários. A startup foi vencedora do Desafio SENAI de Startups 2014 e terceira colocada no Desafio Brasil.

“O Fleety propõe um novo estilo de vida em que o compartilhamento não apenas ajuda as pessoas a economizarem ou a ganharem dinheiro com seus carros, como também contribui para uma mobilidade mais inteligente e sustentável. Agora, participando do programa de Aceleração Abril Plug and Play, buscamos aperfeiçoar ainda mais rapidamente o serviço e fortalecer nosso plano de expansão, levando esta inovação para mais pessoas.”, diz André Marim, CEO da Fleety.

Lotebox – http://www.lotebox.co/

Primeira startup brasileira parceira oficial da Salesforce, a Lotebox é uma plataforma web que otimiza a operação de empresas de comércio internacional, encontrando as melhores ofertas de transporte em containers. Anteriormente, a empresa foi selecionada no programa Startup Chile e acelerada pelo SEED, em Belo Horizonte, além de ser uma das vencedoras da última edição da DEMO Brasil.

“Nossa intenção é revolucionar a logística mundial através de soluções simples em mercados complexos”, afirmam Eduardo Carvalho e Luiz Gomes, co-fundadores da Lotebox.

NutriSoft Brazil – http://nutrisoft.com.br/

Aplicativo mobile de saúde para controle de alimentação, dietas e exercícios físicos, com mais de 700 mil downloads. Seu fundador, Gustavo Silva, foi finalista da edição 2014 do Prêmio Jovens Inspiradores.

“Vejo o programa de aceleração da Abril Plug and Play como uma enorme possibilidade de refino da plataforma e expansão do serviço de atendimento nutricional em todo o Brasil”, afirma Gustavo.

Sobre a Abril Plug and Play

A Abril Plug and Play, criada em fevereiro de 2014 pelo Grupo Abril em conjunto com a norte-americana Plug and Play Tech Center, é uma aceleradora de startups pioneira no conceito de aceleração corporativa no Brasil. A iniciativa visa buscar negócios digitais promissores e fomentar o intraempreendedorismo e a cultura digital na Abril.

A aceleradora oferece aos empreendedores a oportunidade de passar por um programa de aceleração que integra Brasil e Vale do Silício, além de mentorias, rede de contatos com potenciais clientes, parceiros e investidores, exposição na mídia e outros serviços.

As quatro empresas da primeira turma (OneTwo, TraktoPRO, TruckPad e Zase) encerraram o programa de seis meses, sendo metade em São Paulo e metade no Vale do Silício.

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação, Logística e Educação da América Latina. Fundado em 1950, é composto da Abril Mídia (Editora Abril, Negócios Digitais, Abril Gráfica e Casa Cor); da DGB (Logística e Distribuição) e é o maior acionista da Abril Educação. O Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil.

A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.

Sobre a Plug and Play

Plug and Play Tech Center é uma aceleradora de startups especializada em companhias voltadas para a área tecnológica, com mais de 250 empresas em seu portfolio, tendo investido em empresas como PayPal, Dropbox, SoundHound e Lending Club. A Plug and Play acolhe anualmente, em suas dependências, entre 60 e 80 empresas em estágio inicial, e as auxilia em vários aspectos (seed money, mentorias e contatos com possíveis clientes, parceiros e/ou investidores, além de serviços gratuitos ou a baixo preço como hospedagem de sites, ferramentas web etc.) para as ajudarem a deslanchar.

Instalada em Sunnyvale, CA, os negócios globais da empresa já incluem mais de 300 startups aceleradas, 180 investidores e uma grande rede de universidades e parceiros corporativos como Samsung, Volkswagen, Tesco, Baidu e Johnson Johnson.